Consultoria

Conheça nossos serviços de consultoria

Consultoria Operacional

Nossos consultores auxiliam o cliente de acordo com suas necessidades, por meio de levantamento, análise e diagnóstico de processos operacionais, na implementação de programas, procedimentos, sistemas e ferramentas orientadas buscando a melhoria e a eficiência operacional.

Os resultados decorrentes dessas ações levam a redução de custos operacionais e conseqüente obtenção de rentabilidade, ótimos índices de produtividade, controle, previsibilidade e planejamento de demandas.

Esses fatores colocam a empresa num patamar de empresa altamente competidora, com performance produtiva e inovadora.

Por meio de análises de cenários e através de uma metodologia bem conceituada, com base nas melhores práticas da gestão de processos realizamos:


1. Levantamento operacional dos processos que são praticados por toda a cadeia operacional.

2. Identificação dos pontos fracos e fortes das atividades e processos.

  3. Elaboração da proposta de melhoria com sugestões de resolutividade, simplicidade e gerenciamento. (Capacidade de resolver ou finalizar um processo, simplificando e agilizando procedimentos.) 

4. Elaboração do Plano de Ação: Definição e organização das frentes de trabalho em uma ordem de execução, dimensionando adequadamente o tempo os recursos, pessoas, tecnologias e prioridades, quem garantam o cumprimento de cada etapa estabelecida nas premissas fundamentais do plano de ação. 

5. Capacitação: aplicação de treinamentos e assessórios para promover a aderência do novo modelo de trabalho na cultura da empresa. 

6. Execução. Essa é a fase de implementação dos procedimentos do novo modelo de operação. 

7. Acompanhamento pós implantação do novo modelo  

8. Avaliação por meio dos indicadores de desempenho com a utilização de ferramentas orientadas. 

9. Auditoria sobre os cumprimentos das normas e procedimentos do novo modelo implantado. 

Consultoria em Implantação de Sistemas

As atividades, os processos, o operacional, o gerenciamento, as funcionalidades, os controles internos e externos, as normas, as políticas e diretrizes são condições que norteiam as empresas no seu dia-a-dia, e é fundamental que está esteja de posse não só de ferramentas e soluções ideais, mas também com sua equipe totalmente treinada e capacitada.

A existência de um ERP na empresa traz inúmeros benefícios e vantagens, como por exemplo: maior redução de custos, melhores rentabilidades, maior embasamento para a tomada de decisões, eficiência no operacional e integração de todas as funcionalidades, entretanto o ERP, por si só, não é o bastante para atingir todos os benefícios. É fundamental que os usuários estejam preparados para operá-lo da melhor maneira, e é por meio de uma metodologia própria com um amplo programa de treinamento operacional e gerencial, orientado exclusivamente para implantação e o uso adequado do software que a VIKAM dispõe a seus clientes uma equipe altamente especializada de consultores que, utilizando-se de sólida metodologia e de modernas técnicas de base de conhecimento auxilia as empresas no desenvolvimento de estratégias buscando a melhor operacionalização de processos internos, maximização de lucros e geração de recursos, decorrente de um melhor balanceamento dos estoques.

É comum ouvir no mercado que as empresas passam por transtornos no período de implantação de um ERP, isso porque não se prepararam para tal, usuários despreparados, processos não identificados, estratégias indefinidas e etc.

Um ERP não pode ser encarado simplesmente como uma solução que irá melhorar automaticamente a empresa, mas sim como mais um, dentre tantos outros recursos, que será usado dentro de sua estratégia empresarial.

Planejar a implantação de um ERP vai ajudar não somente na automatização das funcionalidades, como também no passo a passo a ser dado para alcançar a excelência no processo da implantação e no treinamento operacional e gerencial da equipe que utilizará o ERP.

A equipe deve estar capacitada e preparada para poder explorar todo o potencial da ferramenta e assimilar bem a nova cultura da empresa.

Nossa Metodologia

A Vikam oferece metodologia própria para gerenciamento de projetos, a fim de haver transparência em todo o processo, com a definição de produtos, responsabilidades e datas de realização.

A utilização de ferramentas de controles e projeções permitem a correção de distorções que possam comprometer os prazos e qualidade ajustados, eliminando-as antes que se tornem problemas.

A utilização da metodologia Step_By_Step permite o gerenciamento igualmente objetivo e eficaz do projeto.

Nossa metodologia tem como objetivo, dentre outros, definir o Acordo Interno de Implementação, onde as partes envolvidas no projeto estarão organizadas e direcionadas a atingir com sucesso as metas e objetivos pré-definidos pela Empresa, através de níveis que padronizam os trabalhos envolvidos no projeto.

Os níveis representam um grupo de atividades que, após concluídas, permitirão o início do próximo nível. Cada item de atividade será considerado como controlador dos processos da implementação, possibilitando prever com antecedência possíveis problemas.

Etapas do Projeto:

Planejamento

Preparação da Administração do Sistema

Capacitação dos usuários

Analises de Gaps

Customizações Primárias

Customizações Secundárias

Identificação das Interfaces

Identificação das Migraçõe

Aprovação do Projeto de Implementação

Acesso aos usuários

Desenvolvimento e finalização das Customizações Primárias

Desenvolvimento e finalização das Interfaces

Desenvolvimento e finalização das Migrações

Parametrização do Sistema

Simulação de Dados

Produção do Sistema

Treinamento e capacitação aos usuários

Acompanhamento pós Implantação

Consultoria Organizacional

Nossa consultoria organizacional trabalha fazendo com que os colaboradores migrem para o contexto necessário às características da própria empresa, e nessa atividade, mantém-se numa situação de não interferência. 

Quando falamos no contexto necessário às características da própria empresa, estamos falando em definir as funcionalidades e responsabilidades de cada elemento dentro da organização.

Os serviços de consultoria de uma empresa externa apresenta algumas vantagens para a a organização:

• Traz para a empresa uma expertise adquirida por atividades desenvolvidas em outros clientes;

• Traz uma visão externa sem nenhuma interferência

• Mantém-se neutro, por não fazer parte da estrutura da empresa;

• Concentra sua atenção nas necessidades dos clientes, por não estar envolvido com as tarefas diárias dentro da empresa; e

• Funciona como catalisador, gerando o impulso para as mudanças.

Etapas da Consultoria:

• Prospecção da situação atual da empresa, quando são identificados os pontos fortes e fracos da organização, seus principais problemas e aspectos que necessitam de melhorias, estabelecendo metodologias e ferramentas a serem aplicadas durante a consultoria;

• Diagnóstico da situação atual da empresa, quando são apresentadas as informações coletadas a partir de sua prospecção e apresenta a metodologia de trabalho em busca de melhorias;

• Implantação da metodologia, quando são colocadas em prática as decisões e as ações tratadas durante o diagnóstico da situação;

• Elaboração do Manual da Organização

• Finalização da consultoria, quando são avaliados os métodos aplicados e os primeiros resultados obtidos e 

Abaixo relacionamos alguns dos tópicos abordados por nossa Consultoria Organizacional

• Objetivos da Organização

• Critérios de Excelência

• Metas

• Missão

• Visão

• Politicas e Diretrizes

• Comerciais

• Financeiras

• Marketing

• Produtos

• Fornecedores

• Clientes 

• Recursos Humanos

• Etc.

• Estrutura organizacional. 

• Responsabilidades e Atribuições Gerais

• Cargo

• Características

• Qualificação

• Principais atribuições

• Departamentalização e formação de comitê.

• Delegação.

• Capacitação gerencial e operacional.

• Estruturação de RH.

• Organização e métodos.

• Normas e procedimentos.

• Punição e recompensa.



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